Regulamento

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REGULAMENTO
DA MOSTRA COMPETITIVA

1º FESTIVAL “APRENDIZES DE CINEMA”

I – Data e Local:
A Mostra Competitiva do 1º Festival “Aprendizes de Cinema” será realizada juntamente com outras atividades do Festival no período de 09 a 10 de novembro de 2009, no Departamento de Comunicação da Universidade de Taubaté, nos endereços descritos abaixo:

Prédio 1
Endereço: Rua do Colégio, 334 – Bom Conselho – Taubaté – SP – Cep: 12030-050
Contato: (12) 3625-4289

Prédio 2
Endereço: Avenida Walter Taumaturgo (Avenida do Povo), 700 – Cep: 12030-050
Contato: (12) 3625-4291

II – Realização
Balaio Comunicação e Cultura, representada pelos produtores culturais André Pires, Camila de Oliveira e João Paulo Justi; Departamento de Comunicação da Universidade de Taubaté, representado pelo professor Marcelo Tadeu dos Reis Pimentel.

III – Patrocinadores e Apoiadores Culturais
ABC Transportes, Cineclube Lunetim Mágico (São Paulo), ONG Sapucaia (Jacareí) e Di Sene Buffet (Taubaté).

IV – Programação do evento
Mostra Competitiva de curta metragens amadores, mostras temáticas de curtas e longas independentes, palestras, debates, solenidades de abertura e de premiação, show de encerramento com música.

V – Participação na Mostra Competitiva:

V-1 – Poderá participar do evento qualquer pessoa maior de 18 anos (ou menor de 18 anos, desde que representada por um responsável legal), residente em uma das cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

V-2 – Não poderão participar: a) profissionais de cinema; b) membros das empresas patrocinadoras e apoiadoras; c) membros da empresa realizadora; d) funcionários do Departamento de Comunicação da Universidade de Taubaté; e) membros da comissão julgadora; f) pessoas com qualquer grau de parentesco com os relacionados neste item.

VI – Inscrição

Posto de Inscrição: Sala de Atividades Complementares do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté, situado à Avenida Walter Taumaturgo (Avenida do Povo), nº 700, Bom Conselho, Taubaté-SP.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita entre os dias 01 de setembro de 2009, das 09h00 às 12h00 ou das 19h00 às 21h00, ao dia 23 de outubro de 2009, dentro do mesmo horário, sempre em dias úteis, conforme descrito nos itens a seguir:

VI-1. Os participantes deverão preencher corretamente, sob pena de desclassificação, a ficha de inscrição, a autorização de exibição e a etiqueta de identificação, que estarão disponíveis no site do festival (www.aprendizesdecinema.com.br), e encaminhá-las ao posto de inscrição da seguinte maneira:

VI-2.
O participante deverá enviar os documentos de inscrição descritos no item VI-1 em um envelope lacrado. Além da documentação, o envelope também deve conter 04 (quatro) cópias em DVD do filme inscrito. Na parte externa do envelope deverá estar colada apenas a etiqueta de identificação, devidamente preenchida. Após a entrega do envelope, o participante receberá um comprovante de inscrição.

VI-3. Cada participante poderá inscrever quantos filmes quiser, desde que siga os critérios abaixo:

a)      O participante inscrito deve ser o diretor do filme, ou que tenha exercido função de representatividade no processo de criação e produção da obra, como ator, produtor ou roteirista.

b)      O participante deverá entregar 04 (quatro) cópias de CADA filme em DVD (sistema NTSC, formato padrão do Brasil);

c)      O tema é livre e serão aceitos filmes nos gêneros ficção, animação e vídeo documentário, produzidos a partir do ano 2008.

d)      Os filmes de ficção e animação devem ter no máximo 15 (quinze) minutos de duração e os documentários devem ter até 30 (trinta) minutos de duração, sem tempo mínimo exigido.

VII – Seleção e Exibição

1. Os filmes da Mostra Competitiva serão selecionados por uma Comissão Julgadora constituída por cineastas, jornalistas, profissionais da área de vídeo e produtores culturais do Vale do Paraíba e de São Paulo.

2. Os filmes serão avaliados e classificados de acordo com o gênero, sendo que, para efeito de premiação, os filmes de animação serão enquadrados na mesma categoria dos filmes de ficção. Portanto serão duas categorias: ficção e documentário.

3. As obras serão avaliadas em seu aspecto geral, prevalecendo, sobre a técnica, a originalidade e capacidade de execução, independentemente do meio usado para captação ou criação das imagens. A qualidade técnica do material não será o ponto principal de avaliação, mas também será considerada.

4. A seleção acontecerá entre os dias 24 de outubro e 06 de novembro  de 2009.

5. Os filmes aprovados na primeira avaliação serão exibidos durante a programação do 1º Festival Aprendizes de Cinema. A programação e a lista dos filmes aprovados serão postada no site do Festival, juntamente com o restante da programação.

6. Filmes com conteúdo impróprio para menores de 18 (dezoito) anos participarão do concurso podendo ser premiados, porém não serão exibidos ao público.

VIII – Premiação

A premiação será divida em duas categorias: melhores filmes de ficção (inclui-se os de filmes animação) e melhores documentários. O primeiro colocado de cada categoria receberá uma Filmadora Digital (handycam, mini-dv). Os segundos e terceiros colocados receberão troféus.

Os prêmios e troféus serão conferidos aos selecionados na solenidade de premiação, no dia 10 de novembro, no Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté.

XI – Das Disposições Gerais
1. As cópias em DVD dos filmes inscritos não serão devolvidas, devendo permanecer no acervo do Festival.

2. Os prêmios dos dois filmes vencedores em 1º lugar serão entregues mediante apresentação de documento de identidade do participante inscrito. Caso o documento não seja apresentado ou o participante inscrito não esteja presente no ato da premiação, o vencedor terá até 10 (dez) dias após o encerramento do Festival para retirar o prêmio junto à empresa realizadora, a Balaio Comunicação e Cultura (contato@agenciabalaio.com.br).

3. A organização do Festival não se responsabiliza pela divisão da premiação, caso os filmes vencedores sejam de responsabilidade de um grupo de pessoas. O prêmio será entregue APENAS à pessoa inscrita. Neste caso, cabe a este mesmo grupo decidir a propriedade da premiação.

4. A inscrição implicará no acatamento das condições estabelecidas no presente Regulamento por parte dos realizadores dos filmes, bem como de outros interessados.

5. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral do Festival.

Taubaté, 01 setembro de 2009

Realizadores

Balaio Comunicação e Cultura / Departamento de Comunicação da Unitau

1º FESTIVAL APRENDIZES DE CINEMA

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1 09 2009
1 09 2009

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